White Label: conceito, vantagens e exemplos

Já teve sistemas que precisou ter na sua empresa, mas não possuía os recursos e tempo necessários para desenvolvê-los? É nesse momento que as plataformas white label contribuem para ter acesso a esse tipo de soluções.

Para que você possa entender tudo que precisa sobre isso e começar a usar esses sistemas, preparamos um conteúdo lhe explicando o que é white label, as vantagens e exemplos desse tipo de produto, além de responder outras dúvidas comuns sobre o assunto. Siga a leitura para conferir! 

O que é White Label?

A origem do termo White Label remonta à indústria fonográfica. As gravadoras enviavam discos de vinil com rótulos em branco para DJs antes do lançamento oficial. O objetivo era que o entusiasmo fosse gerado com base unicamente na qualidade do conteúdo musical. Isso permitia uma avaliação imparcial e focada apenas no produto.

Essa analogia se aplica perfeitamente ao ambiente corporativo, em que um modelo que de produto pode ser e comercializado sem que a marca que desenvolveu apareça.

Assim, o White Label é uma plataforma que funciona como uma etiqueta branca, ou seja, as empresas que contratam a tecnologia podem personalizá-las para sua identidade visual e não terá nenhuma referência a empresa terceira que desenvolveu na hora de entregar ao cliente. 

Você muito provavelmente já deve ter usado uma solução assim sem ter percebido, pois um exemplo bem conhecido de sistemas assim são as plataformas de criação e hospedagem de site, a exemplo do Wix.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar um site personalizado a partir dos templates oferecidos, sendo, portanto, muito comum para criar blogs e sites.

Quais as vantagens desse modelo?

Antes de chegar até esse tópico, você provavelmente já notou diversas vantagens do white label. No entanto, vamos conhecer melhor cada um desses benefícios para que você possa compreender quando deve considerar esse tipo de solução: 

01. Redução de custos e tempo

O desenvolvimento de uma plataforma proprietária do zero demanda um volume significativo de recursos financeiros, além de longo tempo e alta dedicação da equipe de TI. Dessa forma, ao optar por uma solução já validada, sua empresa agiliza o processo de implementação e reduz custos.

Para se ter uma ideia, um estudo da Brilworks mostrou que um investimento inicial para soluções white label pode ser reduzido em até 60% comparado a um desenvolvimento customizado do zero.

02. Foco no negócio principal (Core Business)

Ao adotar soluções white label, a empresa economiza tempo e recursos que seriam investidos no desenvolvimento e manutenção de ferramentas complementares. Essa eficiência permite que as equipes concentrem seus esforços no que realmente importa: o core business.

Com isso, os times internos ganham mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas que impulsionam o crescimento do negócio, mantendo o foco total nas ações que geram valor para o cliente.

03. Fácil adaptação e escalabilidade

As soluções White Label são projetadas para serem escaláveis e acompanhar o crescimento acelerado da sua base de clientes. Essa arquitetura permite que a plataforma suporte até milhões de beneficiários, moldando-se à demanda da sua empresa.

Portanto, a tecnologia é ideal para setores de longo prazo, como Provedores e Seguradoras, garantindo a sustentabilidade da experiência oferecida.

04. Flexibilidade e diferenciação

Por fim, a total personalização da plataforma confere à empresa flexibilidade para ajustar as ofertas de valor conforme as mudanças do mercado. Essa capacidade de resposta é vital para atender às necessidades específicas dos usuários e assegurar a relevância da marca no setor.

Desse modo, o White Label se estabelece como um diferencial competitivo forte, permitindo que sua empresa se destaque em ambientes saturados de concorrência.

Por tudo isso, podemos resumir as vantagens do white label em economia, adaptabilidade e flexibilidade. Assim, essa é uma solução tecnológica versátil que permite possuir bons sistemas de forma rápida e barata para contribuir com o crescimento de empresas. 

Existem desvantagens no modelo White Label?

Embora o modelo White Label ofereça inúmeros benefícios estratégicos e operacionais, há algumas desvantagens que as empresas devem analisar com cautela. O principal ponto de atenção está na limitação da customização e no controle direto sobre o produto.

Como a solução é baseada em uma tecnologia já desenvolvida, a empresa pode ter restrições ao tentar criar funcionalidades. Isso inviabiliza um diferencial de produto absolutamente exclusivo e, além disso, gera uma inevitável dependência técnica do fornecedor.

Apesar das limitações de customização, a decisão final se resume à sua prioridade: compensa abrir mão do controle total para ganhar velocidade de mercado, economia de custos e focar na retenção? 

Para negócios de receita recorrente, a agilidade comprovada do White Label geralmente supera os riscos do desenvolvimento interno.

Além disso, essas desvantagens podem ser minimizadas, quando se contrata soluções que investem em facilidade de integração, segurança dos usuários e criação de ofertas personalizadas, como fazemos aqui no Rede Parcerias.

Qual a diferença entre white label e private label?

Por possuírem sentidos semelhantes, esses termos podem ser, muitas vezes, confundidos. Dessa forma, vamos entender a diferença entre esses dois modelos.

De início, white label refere-se a produtos ou serviços desenvolvidos por uma empresa e personalizados para outras. Por isso, ele é comum em tecnologia, em que é possível personalizar a aparência e a identidade visual das soluções.

Private Label, por sua vez, diz respeito a produtos físicos, como alimentos e cosméticos, produzidos por uma empresa e revendidos sob outras marcas. A personalização pode correr no design, embalagens e em outros elementos que permitam diferenciar o produto da concorrência. 

Portanto, a principal diferença entre eles está no tipo de solução que são focados (tecnologia e produtos físicos) e também no grau de personalização que podem oferecer. 

Tipos de Plataformas White Label

Agora que você já entendeu o que é white label e como é vantajoso usar esse tipo de solução, chegou a hora de buscar as plataformas que pode usar no seu negócio. Para isso, listamos, abaixo, alguns tipos de soluções white label disponíveis no mercado.

  • Plataformas de criação site: permitem que empresas ofereçam a seus clientes sites prontos e personalizados com a marca própria, sem precisar desenvolver toda a estrutura do zero;

  • Soluções de e-commerce: oferecem lojas virtuais completas com recursos de pagamento, controle de estoque e personalização visual;

  • Sistemas para lojas virtuais: voltados à gestão de operações online, incluem painéis de controle, integração com meios de pagamento e automação de processos;

  • Plataformas de ensino e cursos personalizadas: permitem criar ambientes de aprendizado online com identidade visual própria. São muito usadas por escolas, empresas de treinamento e consultorias que desejam oferecer cursos EAD sob sua marca;

  • Programas de Design: ferramentas que possibilitam oferecer editores de imagens, vídeos ou materiais gráficos com a identidade visual da empresa;

  • Ferramentas para gerenciamento de mídia social: soluções que permitem agendar postagens, acompanhar métricas e gerenciar múltiplas contas de redes sociais, todas com a marca do contratante;

  • Soluções de clube de vantagens: plataformas que reúnem descontos, benefícios e ações de engajamento em um clube personalizado para empresas que fidelizar clientes, associados ou colaboradores.

Além desses formatos principais, também há diversos outros tipos de white label disponíveis. Assim, caso precise de uma determinada ferramenta personalizada para sua marca, vale sempre fazer uma busca e verificar se há opções disponíveis para contratação.

O Clube de Vantagens White Label

Como citamos anteriormente, o clube de vantagens é uma das soluções que podem ser desenvolvidas de forma white label, sendo esse o modelo que usamos aqui no Rede Parcerias para criar as plataformas de fidelidade dos nossos clientes.

Por meio de um clube de vantagens personalizado, empresas que possuem clientes no modelo de recorrência, podem oferecer descontos em centenas de marcas parceiras, gratuidades, sorteios mensais e jogos e bolões premiados.

Além disso, lembra como o modelo white label é flexível? Por isso, além dos benefícios que já entregamos, os nossos clientes também podem usar a plataforma para oferecer outros benefícios de sua preferência, como um desconto em um parceiro local, distribuição de vouchers ou mesmo um sorteio para comemorar uma data importante para a marca, como o aniversário. 

Por meio dessa iniciativa, já ajudamos centenas de empresas brasileiras a terem seu próprio clube de vantagens e fidelizar clientes. E você pode conhecer um de nossos cases de sucesso clicando aqui

Conclusão 

Em resumo, você pode compreender como o white label é uma solução personalizada que permite ter acesso a ferramentas tecnológicas sem precisar desenvolvê-las do zero, a exemplo de sites, lojas virtuais e clubes de vantagens.

Agora que você já compreendeu isso, é só buscar as ferramentas que deseja usar para melhorar processos na sua empresa e também garantir inovações que irão encantar os seus clientes. 

Você também pode aprender mais sobre esses outros assuntos por meio de outros assuntos do nosso Blog.