15 estratégias de Marketing para Corretoras de Seguros

Com as constantes mudanças do mercado e dos hábitos dos consumidores, investir em tecnologia e estratégias de marketing é algo essencial na área de seguros.

Quando se fala do planejamento de marketing de uma corretora, é necessário que ela busque promover um relacionamento duradouro e que engaje o cliente em todas as etapas do funil: atração, retenção e fidelização.

Na parte de atração, é preciso ações e diferenciais que atraiam os clientes. Na retenção e fidelização, por sua vez, é preciso garantir uma proximidade com os segurados para que eles vejam o seguro da sua corretora como a melhor opção.

Além disso, conforme Philip Kotler, grande mentor do marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Isso reforça a importância das estratégias que vão ser aplicadas após o fechamento da venda.

Pensando nisso, vamos entender como montar um planejamento de marketing e estratégias que você pode aplicar com os clientes em diferentes etapas do funil. 

Marketing na Corretora de Seguros

Para você iniciar o marketing estratégico, imagine-o como um guia que uma empresa tem para tomadas de decisões, e sempre que precisar use-o para atingir objetivos específicos.

Dentro deste planejamento, é necessário ter dados relevantes em relação ao seu público, mercado, concorrentes e plataformas digitais. Mas, sobretudo, métricas que serão importantes para mensurar o sucesso da sua corretora em relação a retenção de clientes.

Dessa forma, antes de colocar em prática qualquer estratégia, aplique o seguinte check-list:

  • Estude o seu público: analise em quais canais eles estão presente, quais conteúdos costumam consumir e quais diferenças que eles valorizam;
  • Pesquise ferramentas: faça uma busca das principais ferramentas de marketing, funcionalidades que elas oferecem e quais estratégias você pode aplicar através delas;
  • Planejamento estratégico: converse com o seu time de marketing, vendas e sucesso/atendimento ao cliente, para que seja criado um planejamento único e que esteja alinhado com os objetivos que sua corretora pretende atingir a partir dele. Estabeleça também datas para o acompanhamento deste planejamento para que ele possa ser aperfeiçoado.

Tendo isso em mãos, vamos conhecer as melhores ações para aplicar no seu planejamento. 

As 15 melhores estratégias de marketing para sua corretora

Monte a sua persona

É primordial ter aquele ‘feeling’ do que seus clientes necessitam, entender melhor: quais são suas dores?O que eles buscam? Logo, dedicar-se a estudar o seu público e compreender melhor suas demandas é que você deve fazer antes das outras estratégias.

Um forma de registar os resultados, é montando uma persona. Ela é um personagem fictício que reúne as principais características do seu lead/clientes, como idade, profissão, dor que precisa resolver, dentre outros pontos que forem considerados importantes.

E-mail marketing

Foque em ter uma régua de e-mails bem estruturada, em que você possa manter relacionamento com antigos e novos clientes, além de leads. Através do e-mail marketing, é possível anunciar promoções, novidades, bonificações, e muito mais.

Portanto, utilize essa estratégia para ter um contato maior com seus clientes, por meio de uma comunicação que você imagina que eles iriam gostar de ter com você. Encaminhe também conteúdos que tenham relação com conhecimento sobre seu negócio e crie um laço maior entre estes usuários que não estão preparados para efetivar a compra da sua solução.

Ofereça um atendimento personalizado

Cada vez mais um atendimento prestado com excelência tem sido um diferencial, pois na era digital, uma má experiência pode levar a diversas críticas na internet.

Dessa forma, quando você presta um bom atendimento, conforme o perfil do seu cliente, ele se encanta, sente-se acolhido, gerando uma relação de confiança. Isso é determinante e vai além de marketing e fidelização.… É uma aposta em atendimentos mais humanizados.

Aposte em canais de comunicação 

Para se comunicar, você pode utilizar-se de diversos canais:

  • Redes Sociais
  • E-mail
  • Site
  • Podcasts

Além desses, há também diversos outros. Aproveite para diversificar e fortalecer o seu branding.

A tecnologia e o marketing a seu favor

Grande parte das pessoas de todo mundo utilizam o WhatsApp. Ou seja, é uma ferramenta de comunicação em que você pode enxergar uma forte aliada para falar sobre seus produtos, promoções, enviar lembretes e disparar ações de marketing. 

Inclusive, dependendo da faixa etária que o seu público faz parte, você pode investir em outras redes sociais, como Instagram, LinkedIn e Facebook.

Diversifique produtos

Os clientes têm uma percepção altamente linkada da qualidade de serviços oferecidos por sua corretora, influenciada sobre seu grau de fidelização. Então, que tal fugir do usual? Procure se diferenciar da concorrência! Utilize técnicas de cross-selling e up-selling.

SEO

Aqui você irá encontrar uma oportunidade de sua corretora ganhar destaque e autoridade no mercado, aumentando as chances de conversão.

Através de palavra-chave e conteúdo relevante, o SEO é uma estratégia de busca orgânica para posicionar e ranquear o seu site da melhor maneira, assim, seu site/ blog sempre estará entre os primeiros na lista de pesquisa direcionando para seu serviço quando alguém procurar algo como “O que preciso saber sobre corretoras de seguro?”.

Anúncios pagos

Um jeito bem bacana de maximizar as renovações de seguros e, posteriormente, fidelizar seus consumidores é por meio da concessão de benefícios

No período próximo ao vencimento do seguro, você pode enviar uma proposta explicando quais as vantagens de renovar com sua seguradora e a facilidade de fazer o processo de recontratação, além dos benefícios que você separou para seu cliente.

Quem não iria gostar?!

Produza conteúdos nas redes sociais

Entregue aos seus clientes conteúdos ricos que tenham valor e possam solucionar dúvidas relacionadas ao seu segmento. Dessa forma, você proporciona uma recompensa para a captação de leads.

Escolha o que preferir para esses conteúdos: e-book, planilha, a mistura de ambos mais um infográfico, ou um material que se encaixe no aprendizado que você quer entregar.

Vídeos

Conteúdos em vídeo são uma das tendências de marketing do momento, devido ao seu potencial de engajamento e alcance. Por isso, você pode analisar assuntos de interesse do seu público e criar tanto dicas rápidas, para redes sociais como Instagram, como também fazer conteúdos mais aprofundados que podem ser postados no Youtube.

Esse tipo de comunicação também é importante para gerar uma conexão com o público. Afinca, ver e ouvir a pessoa falar, humaniza a marca e faz com que o cliente se sinta mais próximo das pessoas por trás dela.

Participação em eventos

Participar de eventos é uma forma de aplicar contatos e levar a sua corretora para mais pessoas. Dessa forma, você pode tanto encontrar potenciais clientes, como parceiros, ideias de ferramentas para agregar valor na sua solução.

Assim, liste os principais eventos da sua área, tanto online quanto presenciais, e busque estar presente já com uma estratégia de marketing definida. 

Newsletter 

As newsletter são e-mails enviados com uma periodicidade definida (semanal, mensal…) e que reúne as principais notícias de um determinado assunto de interesses do mercado de seguros ou as publicações do Blog daquele período.

Tendo como foco ser um instrumento informativo, ela é uma forma de entrar em contato com leads e clientes sem necessidade ser uma com um e-mail promocional, algo positivo para o relacionamento. Além disso, ela também contribui para atrair mais pessoas para o seu site, o que aumenta as chances de conversão.

Materiais ricos 

Outra forma de atração e relacionamento, é por meio da produção de materiais ricos, como ebooks e infográficos. Isso gera um impacto positivo, pois é uma forma de atrair pessoas interessadas em aprender mais sobre o assunto, além de também reforçar a autoridade da sua corretora dentro da área de seguros.

A escolha do tema também é importante. Faça uma busca e procure identificar quais os assuntos de maior interesse do seu público e busque reunir informações importantes, dúvidas e dicas em um material que também seja visualmente atrativo. 

Marketing Conversacional 

Outra tendência para este ano, o marketing conversacional consiste na utilização de ferramentas que possam conversar com o público como chatbots. No entanto, esses diálogos não devem ser robotizados, e sim humanizados e otimizados para se conectar com quem conversa.

A importância dessa estratégia vem do fato dela poder ser usada para responder dúvidas de forma rápida, ser usada em automatizações e também em CTAs de conversão. Assim, em questões simples, os leads e clientes não precisam esperar por uma ajuda humana. 

Clube de Vantagens

E depois de passar por algumas fases e estratégias de marketing é preciso pensar além da decisão da compra: a maneira de reter e fidelizar os clientes. Neste momento, ter um Clube de Vantagens aparece como uma ótima estratégia de marketing para encantar os segurados.

Através do clube, você está promovendo uma relação mais próxima entre sua marca e seu cliente, por meio de descontos, sorteios, jogos e gratuidades. E, quando o consumidor percebe que existem inúmeras razões para ele continuar com o seu seguro, não há por que ele conferir o concorrente, certo?!

Essa estratégia também gera um maior engajamento, um aumento de indicações. Afinal, um cliente satisfeito, indica o serviço para familiares e amigos.

Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing, não deixe de aplicar e ter bons resultado na sua corretora!